domingo, 8 de junho de 2008

Atenção e carinho

Atenção e carinho

Andando pelas ruas, vinha o homem, limpo e bonito, com algumas sacolas nas mãos e com um sorriso no rosto. Ele era católico, mas não do tipo que se diz católico só porque foi batizado, ele rezava todos os dias, freqüentava a missa todo domingo e se confessava regularmente. Em uma dessas missas o padre disse que era bom fazer boas ações, pois facilitaria a entrada da alma no paraíso. Nesse dia de sol, o homem, limpo e bonito ia fazer sua boa ação, se sentia bem, ajudaria alguém.

Sentado no chão e encostado na parede estava o homem, sujo e feio, com uma garrafa de cachaça na mão e os olhos cheios de sono. O homem, limpo e bonito, o viu. Vou começar ajudando esse homem:

- Oi!

- Oi... O que você quer?

- Só queria perguntar se está com fome.

- Estou com muita.

- Eu trouxe nessas sacolas um pouco de comida.

- Ooohhh! Valeu mesmo! - Um sorriso apareceu.

- Não é só isso, trouxe roupas limpas também.

- Não sei como agradecer por essas coisas. Valeu! – Outro sorriso.

O homem, sujo e feio, não contido pela felicidade, esboçou um abraço, mas o homem, limpo e bonito, recuou:

- Não precisa me agradecer. Agora que você está bem, eu tenho que ir.

- Mas vai para onde?

- Eu vou trabalhar.

- Fique um pouco.

- Eu não posso.

- Eu não quero sua pena, eu só quero um pouco de atenção!

- Me desculpe, eu não posso ficar, já estou atrasado e meu chefe vai reclamar comigo.

Mesmo insistindo, o homem, limpo e bonito, deu um seco adeus e foi andando na direção contrária. O sorriso foi embora tão facilmente quanto chegou. Amanhã, estarei com fome, amanhã, minhas roupas estarão sujas, porém uma troca de palavras para acalmar minha alma pode alimentar minhas lembranças. O homem, sujo e feio, foi andando, sem horizonte, falando com o céu, ou talvez, com Deus, Quem é que vai saber?

Nenhum comentário: